A 31ªMostra Internacional de Cinema começa hoje. Os que eu quero ver são esses:

À MEIA-NOITE LEVAREI SUA ALMA (José Mojica Marins)


Para registrar a exibição do trailer e de trechos de um “work in progress” de seu mais recente longa, A Encarnação do Demônio, a 31ª Mostra programa a apresentação especial do primeiro filme a contar com a presença impagável de Zé do Caixão, criação eternizada pelo mestre José Mojica Marins e que está inserida na história do cinema internacional de terror, com fãs e seguidores por todo o mundo. É um clássico do cinema sobrenatural brasileiro e um marco do fazer cinema com idéias na cabeça, paixão pelo ofício e poucos recursos. O cruel e sádico coveiro Zé do Caixão, temido e odiado pelos moradores de uma pequena cidade interiorana, quer gerar um filho perfeito, que lhe dê continuidade de sangue. Não hesita em torturar e matar homens e mulheres que o impeçam na missão. Sua esposa é estéril e ele vê na namorada de seu melhor amigo a mulher ideal. Após ser violentada por Zé, a jovem jura cometer suicídio para retornar dos mortos e levar a alma de quem a desgraçou. Cabe a uma cigana prever um terrível castigo para Zé do Caixão. Mojica Marins contou aqui com o cineasta marginal Ozualdo Candeias como assistente na direção. O filme conquistou à época dois importantes prêmios internacionais: o Prêmio Especial no Festival Internacional de Cine Fantástico e de Terror de Sitges, na Espanha, e o Prêmio L’Écran Fantastique, pela originalidade, na França.

DATA SALA
25/10
quinta-feira Bombril Sala 1
19:10

A ILHA (Pavel Lounguine)

Em algum lugar no norte da Rússia, num pequeno monastério ortodoxo, vive um homem incomum. Seus amigos monges ficam confusos com sua conduta bizarra. Aqueles que visitam a ilha acreditam que ele tem o poder de curar, exorcizar demônios e prever o futuro. Mas ele próprio se considera indigno por causa de um pecado que cometeu na juventude. O filme é uma parábola, que combina a realidade da vida cotidiana na Rússia com o ritual e a rotina monástica. O filme conquistou seis prêmios segundo a Academia Russa de Cinema: filme, direção, ator (Pyotr Mamonov), ator coadjuvante (Viktor Sukhorukov), fotografia e som.

DATA SALA
19/10
sexta-feira Reserva Cultural Sala 1
15:10
20/10
sábado
20:50 IG Cine
21/10
domingo
15:40 Cinemateca – sala Petrobras

ACROSS THE UNIVERSE (Julie Taymor)

Ao mesmo tempo ousado e extravagante, Across the Universe é um musical original. Uma história de amor ambientada na década de 60, anos turbulentos marcados por protestos contra a guerra, exploração mental por vias químicas e rock’n’roll. O filme desloca-se dos estaleiros de Liverpool à psicodelia criativa de Greenwich Village, das ruas de Detroit tomadas por distúrbios aos campos de morte no Vietnã. Amantes apaixonados, Jude e Lucy e um pequeno grupo de amigos e músicos envolvem-se nos emergentes movimentos anti-guerra e de contracultura, com o doutor Robert e o senhor Kite como guias. Mas forças incontroláveis acabam por separar o casal, obrigando Jude e Lucy a encontrarem seus próprios caminhos para poderem ficar juntos. O roteiro foi construído de forma a inserir as letras de conhecidas canções dos Beatles na estrutura dramática.

DATA SALA
27/10
sábado IG Cine
21:20
28/10
domingo CineSesc
22:30
29/10
segunda-feira Cine Bombril Sala 1
14:00

ONE + ONE (Jean-Luc Godard)

Jean-Luc Godard defende até hoje o seu One + One, que considera o director’s cut (versão do diretor) de Sympathy for the Devil, com três minutos a menos e montagem principal de Ken Rowles. Numa série de vinhetas abstratas e indo muito além do registro das atividades dos Rolling Stones, Godard pôs à prova temas diversos como raça, pornografia, música, o papel da mídia, a contracultura dos Panteras Negras, a ironia das entrevistas de celebridades e a liberação das mulheres. Na época, furioso com a edição imposta pelo produtor Iain Quarrier em Sympathy…, Godard compareceu à estréia com um cheque no valor total dos ingressos para reembolsar o cinema e assim incitar o público a abandonar o local e a assistir ao seu corte. Desde 1968, os dois filmes nunca mais foram vistos juntos. Oportunidade que a 31ª Mostra oferece agora.

DATA SALA
26/10
sexta-feira IG Cine
23:00
31/10
quarta-feira Unibanco Arteplex 3
22:00
01/11
quinta-feira IG Cine
14:00

PLANETA TERROR (Robert Rodriguez)

Terror e ficção-científica misturam-se com humor nessa homenagem aos filmes de zumbi. Um hospital recebe doentes infectados que, expostos a uma substância química secreta do exército, transformam-se em monstros. Cherry Darling, uma dançarina de boate que perde uma das pernas num ataque na estrada, é uma das vítimas tratadas pelo casal de médicos William e Dakota Block. Eles atendem pessoas da cidade tomadas por feridas pustulentas e um suspeito olhar vago nos olhos. Conforme os inválidos se transformam em agressores enraivecidos, Cherry e seu namorado Wray lideram noite adentro uma equipe de guerreiros de resistência. A heroína tem agora uma metralhadora como prótese no lugar da perna. O filme faz parte do projeto Grindhouse, também formado pelo longa À Prova de Morte, dirigido por Quentin Tarantino, que aqui faz uma ponta, e que também foi selecionado para a 31ª Mostra.

DATA SALA
19/10
sexta-feira Cinemark – Shopping Eldorado
21:30
26/10
sexta-feira Cine Bombril Sala 1
22:00
30/10
terça-feira Unibanco Arteplex 1
13:00

SONHANDO ACORDADO (Michel Gondry)

A vida tímida e corriqueira de Stéphane finalmente dá uma guinada quando sua mãe o convence a voltar para a França, local de sua infância, onde um ótimo emprego apa
rentemente espera por ele. Dono de uma vívida imaginação, o mundo excêntrico de sonhos de Stéphane ameaça suprimir a vida real. Ele fica desapontado quando o emprego lhe frustra as expectativas. Mas um novo encontro na forma de sua atraente vizinha, Stéphanie, ajuda-o a superar suas tristezas e, antes do que se espera, ele se apaixona por esta jovem, cuja fantasia é tão grande quanto a dele. Ele se abre sem reservas, dividindo com ela planos, sonhos e projetos e lhe apresentando seu colorido universo. Coisas que antes eram matéria-prima apenas para seus sonhos mais extravagantes agora parecem tornar-se realidade, e ele enxerga um futuro mágico e feliz ao lado de Stéphanie. Mas no momento em que é publicado um calendário com seus desenhos, o que pode alavancar sua carreira, Stéphane tem a impressão que a jovem o está rejeitando. Ou será que ele está interpretando mal? Ou seria apenas insegurança? Dividido entre seus sonhos e a realidade, Stéphane começa a se dar conta que ambos os mundos estão fugindo de seu controle.

DATA SALA
19/10
sexta-feira Cine Bombril Sala 1
19:00
20/10
sábado Cinemateca – sala Petrobras
19:00
21/10
domingo CineSesc
13:30

Anúncios