Com meus doze anos tocava teclado na igreja e aos dezenove me deu a louca e resolvi aprender a tocar guitarra. Nem de longe era uma boa guitarrista mas o meu lado musical ficou um pouco mais apurado. Não passava de notas básicas e fugia de sustenidos, sétimas… Meu Deus, como sofri com a pestana! Cada nota que aprendia a sensação era que sabia menos. Com o tempo percebi que o Rock é bem mais fácil de tocar do que o hino da igreja.
Internetando conheci a banda australiana The Axis of Awesome que resolveu mostrar que não é difícil encontrar canções muito semelhantes entre si. A música “Four chords” (Quatro acordes) tem trechos de 35 faixas famosas que podem ser tocadas usando sempre os mesmos quatro acordes como base. A lista de “semelhantes” inclui Beatles, Michael Jackson, A-ha, U2 e Red Hot Chili Peppers.
A idéia é do tecladista Benny Davis “Eu falava para os meus amigos que todas as músicas que eles gostavam eram parecidas entre si, e eles diziam que eu era o chato”.
E você acha que eles se preocupam com alguma acusação de plágio? Imagina! “Nós só estamos fazendo uma paródia. E eu gosto de acreditar que esses artistas copiam tanto uns aos outros que ninguém teria coragem de processar a gente também”, diz Davis.
The Axis of Awesome – 4 Chords

